sábado, 26 de abril de 2014

☺14 Dicas sobre artesanato em Bicuit para iniciante.

Dica n° 1: Se você fez curso de modelagem em biscuit, já gastou bastante com ferramentas para esse tipo de artesanato (q não é nada barato), tentou, tentou, fez de tudo e não consegue produzir nada, ou as peças nunca saem do jeito que você quer e acha que o negocio não tá dando certo, não tem paciência... mais mesmo assim ama artesanato, procure outra coisa, existem varias opções, pra você vê qual se identifica melhor, entre elas, patchwork , fuxico, crochê, e.v.a, tricô, gesso, reciclados, etc. mais se começou agora na arte de modelar e não quer mais parar, seja bem vindo, a seguir você terá varias dicas, que apesar de serem simples, levei bastante tempo para adquiri-las. 

 Dica n° 2: Conheço apenas dois tipos de massa aqui em Fortaleza – Ce, só tem pra vender duas marcas de massa para Biscuit (Polycol e Fox). As duas são ótimas, desde que vc saiba trabalhar da melhor maneira com elas. A Polycol é bastante mole, não é muito indicado para cobrir tampa de pote, ou peças que você terá que abrir bem a massa, mais é muito boa para modelar rostos e corpo, cobrir pernas (tipo das magrelas), já a Fox é bem durinha ótima para trabalhar com potes ou peças pequenas. Você pode também mistura-las até chegar na consistência que você mais gosta. 



Dica n° 3: Se sua massa endurecer, mais ainda estiver um pouco maleável, nada de jogar fora, você tem três opções, 1- sovar com creme próprio pra biscuit. 2 – colocar numa cuscuzeira enrolada em um pano onde o vapor da água possa penetrar na massa e depois só sovar com um pouco de creme próprio para biscuit, colocar em saco plástico e depois de fria trocar por outro saco. 3- misturar a massa com um pouco de massa limpa (sem tinta) e se necessário colocar mais tinta depois pra ficar da cor que vc desejar.

 Dica n° 4: Na hora de tingir a massa você tem de ter muito cuidado com a cor que deseja pois a massa depois de seca ela escurece três vezes o tom que colocou. Sempre uso tinta pra tecido ou tinta óleo, o custo é bem mais baixo, dizem que pigmento (um tipo de pozinho especifico pra massa de biscuit) rende mais, nunca usei, custa muito caro.

 




Dica n° 5: existe uma maneira de você economizar tinta (ou pelo menos no gasto). Ao misturarmos cores diferentes formamos outras cores, basta você ter as cores primarias que são verde, amarelo, azul, branco, vermelho e preto. Abaixo tem uma tabela mostrando como vc pode estar fazendo algumas misturas. Coloquei misturas com apenas duas cores, mais caso queira misturar mais cores também surgirão outras. Mais cuidado às vezes pode não ficar exatamente da cor que vc quer, então na duvida compre a cor que deseja.

 VERDE+AMARELO= VERDE LIMÃO
 VERDE+AZUL= AZUL CELESTE
 VERDE+BRANCO= VERDE CLARO
 VERDE+VERMELHO= MARROM 
VERDE+PRETO= VERDE ESCURO
 AMARELO+AZUL= VERDE 
AMARELO+BRANCO= AMARELO CLARO 
AMARELO+VERMELHO= LARANJA 
AZUL+VERMELHO= ROXO 
AZUL+PRETO= AZUL ESCURO 
VERMELHO+BRANCO= ROSA 
 PRETO+BRANCO= CINZA 

 Dica n° 6: Após vc tingir a massa é importante que depois não fique muito tempo guardada, porque endurece (resseca e a única solução é jogar fora). Tente tingir somente o que vai usar, mais caso sejam muitas peças que irá fazer da mesma cor tinja tudo de uma vez pra não haver diferença de tom depois de secas. 

 Dica n° 7: é muito importante que você aprenda a cobrir bola de isopor, porque alem de dá leveza a peça e mais perfeição você economiza massa.



 Dica n° 8: algumas coisinhas que você encontra na rua, pode pedir aos amigos e parentes ou até mesmo tem em casa você pode aproveitar. Potes de vidro (como de azeitona, geleia, doces e papinhas da Nestlé), pode usá-los para decorar, faquinha de aniversário da o efeito de costura, uma tampinha cortada ao meio vira um marcador de boca, um pedaço de isopor serve para espetar as pecas enquanto seca... e assim por diante, você vai improvisando, adaptando o que encontrar.



 Dica n° 9: Comprar revistas é muito legal, tem muitas dicas (principalmente para iniciante), caso você tenha gostado muito de uma peça e deseja muito fazê-la não leve a risca o material que pedem, tente utilizar o que você já tem, a não ser que este seja indispensável. Na internet também você encontra muitas dicas de passo-a-passo. 

 Dica n° 10: Sabemos que biscuit não é resistente a água certo! Então para que a peça tenha mais durabilidade (principalmente potes decorados para cozinha), passe verniz fosco ou brilhante, mais lembre-se, somente depois que a peça estiver completamente seca.



 Dica n° 11: Quando você tingir massa com cores escuras ou vivas como o preto, vermelho, vinho, azul marinho, amarelo ouro, laranja, etc., não coloque tinta branca, pois devido a cor ser escura não corre o risco de depois de seca sua peça ficar transparente. Mais use massa natural se usar a branca não adianta. 

Dica n° 12: Quando produzimos uma peça de biscuit, depois dela totalmente seca diminui 3x de tamanho (fica menor), então tenha cuidado com o tamanho da peça que você espera ao final do trabalho. 
(folhinhas biscuit secas comparadas no molde)


Dica n° 13: O uso de molde para quem está começando é muito bom, torna o trabalho bem pratico e fácil, mais não se engane, as vezes fazer uma peça a mão se torna mais fácil e geralmente moldes são caros, uso bastante, mais costumo comprar moldes de peças que sei que não há tanta necessidade de fazer a mão e que sei que irei usar bastante, como os de bebê, de flores, folhas, corpo, mão, apliques... 


 Dica n° 14: Compro a massa pronta, acho mais pratico e o custo também é mais baixo, pelo menos na minha cidade não compensa comprar o material para fazer mais caso você queira fazer sua própria massa abaixo tem minha receita, pois aprendi fazer a massa, acredito que foi uma das primeiras coisas que aprendi no Biscuit. Mais lembre-se nem sempre dá certo na primeira tentativa, gastei bastante até conseguir uma maneira segura de não errar no ponto. Nunca fiz no micro-ondas, sempre fiz no fogão. 



Ingredientes.
 - 1kg de cola própria para biscuit. (só serve se for a própria para esse fim) 
- ½ kg de maisena -creme para biscuit (1 colher de sopa) 
- óleo de cozinha ou vaselina (2 colheres de sopa)
 - vinagre  ou suco de limão - evita o morfo na massa ( 1 colher de sopa) 
- sacos plásticos
 - panela antiaderente 
- colher de pau

 Modo de fazer. 
Misture todos os ingredientes na panela, (exceto o creme ele fica para o final) e vá misturando ate ficar sem nem uma bolinha de maisena, coloque no fogo e vá mexendo até desprender da panela, em seguida coloque na pia ou numa mesa de mármore, deixe sair um pouco a quentura para não se queimar e adicione o creme para sovar a massa, vá sovando até a massa não grudar mais nas mãos, quanto mais você sovar melhor. Depois coloque em um saco plástico, no dia seguinte enxugue com um pano limpo e troque o saco. Se o lugar onde você mora é muito quente é bom conservar a massa na geladeira. 

☺Bom, essa são algumas dicas que consegui lembrar, são tantas, rsrsrs... que chegamos a esquecer, espero que tenha ajudado e boa sorte e muito trabalho, rsrsrs.
Postar um comentário