segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Termocolante Caseiro.

Olá pessoal, hoje venho com uma novidade super legal, eu diria na verdade fantástica, inovadora, demais. Então vamos ao que interessa!

Sabemos que o papel termo colante revolucionou o mundo do patchwork, os trabalhos se tornam super práticos com uso dele. Mais infelizmente ainda é um produto caro, e em algumas cidades também não tem disponível. Procurei na internet alguma receita ou PAP de termocolante caseiro, resultado, não encontrei, resolvi procurar a respeito da composição química do termo colante, afim de criar meu próprio papel. Baseado nas informações que encontrei, tive uma ideia. Resolvi testar vários tipos de cola.

1- SILICONE
2- ISOPOR
3- TECIDO
4- CONTATO
5- BRANCA

COMO FIZ?

Desenhei o que eu queria aplicar (estrelas) diretamente no tecido utilizando o molde claro, desenhei com caneta bic mesmo, mais acho que a própria pra tecido (aquela que desaparece quando lavamos) deve ser melhor. Desenhei cinco estrelas, de acordo com o numero de colas que queria testar. Passei as colas em cada uma delas e coloquei abertinho no sol pra secar, depois cortei o desenho e fui aplicando um por um no tecido.

RESULTADO.

1- SILICONE : Aderiu super bem no tecido, a estampa ficou mais viva, dando a impressão de tecido sintético e bem durinho.
2- ISOPOR: Aderiu super bem no tecido, e o tecido ficou com a aparência menos sintética do que com a cola de silicone e menos durinho.
3- TECIDO: Aderiu super bem e o tecido ficou super natural, ou melhor, idêntico ao uso de papel termo colante. Nem a caneta aparece com uso dessa cola.
4- CONTATO: Nao deu certo apesar de ficar grudando nos dedos, na hora de passar o ferro, não aderi.
5- BRANCA: Um desastre, e olhem que usei a de rotulo azul, menos liquida né, mais mesmo assim, não serviu, pior do que a de contato, grudou até no ferro.

Abaixo a colagem que fiz.




DETALHES
Não se preocupe que o ferro não gruda no tecido que tem a cola, o teste que fiz funciona exatamente como o papel termo colante. Outra coisa todas as colas secaram super rápido, foi questão de 5 minutos. Aconselho casear o desenho depois de colado, para nao ter perigo de soltar quando lavar. Meu intuito desse teste foi pra facilitar os trabalho com apliques, e tornar o termo colante acessível a todos. Pra grande apliques, nao fiz ainda, esse foi um teste inicial, mais acredito que dê certo também, basta passar uma das colas (1, 2 ou 3) somente nas bordas do desenho, recortar e depois aplicar.
Todas as colas que deram certo pode ser adquirida em papelarias e lojas de artesanato e tenho certeza que sairá bem mais em conta do que o papel termo colante. Porque nao é preciso ensopar o tecido de cola, basta espalhar bem um pouquinho e deixar secar.
Bem, espero ter ajudado alguém com essa ideia. E espero nao ser processada por ela, rsrsrsrs...


2 comentários:

Ivanir disse...

Amei, fiz e deu tudo certo.
Usei cola de tecido em algodão cru para termocolar em brim. Fiz duas sapatilhas de bailarinas. Obrigada!

Tania Domingues disse...

Nossa! Muito obrigada por compartilhar. Vou testar. Quem sabe consigo baratear os meus produtos.