segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Termocolante Caseiro.

Olá pessoal, hoje venho com uma novidade super legal, eu diria na verdade fantástica, inovadora, demais. Então vamos ao que interessa!

Sabemos que o papel termo colante revolucionou o mundo do patchwork, os trabalhos se tornam super práticos com uso dele. Mais infelizmente ainda é um produto caro, e em algumas cidades também não tem disponível. Procurei na internet alguma receita ou PAP de termocolante caseiro, resultado, não encontrei, resolvi procurar a respeito da composição química do termo colante, afim de criar meu próprio papel. Baseado nas informações que encontrei, tive uma ideia. Resolvi testar vários tipos de cola.

1- SILICONE
2- ISOPOR
3- TECIDO
4- CONTATO
5- BRANCA

COMO FIZ?

Desenhei o que eu queria aplicar (estrelas) diretamente no tecido utilizando o molde claro, desenhei com caneta bic mesmo, mais acho que a própria pra tecido (aquela que desaparece quando lavamos) deve ser melhor. Desenhei cinco estrelas, de acordo com o numero de colas que queria testar. Passei as colas em cada uma delas e coloquei abertinho no sol pra secar, depois cortei o desenho e fui aplicando um por um no tecido.

RESULTADO.

1- SILICONE : Aderiu super bem no tecido, a estampa ficou mais viva, dando a impressão de tecido sintético e bem durinho.
2- ISOPOR: Aderiu super bem no tecido, e o tecido ficou com a aparência menos sintética do que com a cola de silicone e menos durinho.
3- TECIDO: Aderiu super bem e o tecido ficou super natural, ou melhor, idêntico ao uso de papel termo colante. Nem a caneta aparece com uso dessa cola.
4- CONTATO: Nao deu certo apesar de ficar grudando nos dedos, na hora de passar o ferro, não aderi.
5- BRANCA: Um desastre, e olhem que usei a de rotulo azul, menos liquida né, mais mesmo assim, não serviu, pior do que a de contato, grudou até no ferro.

Abaixo a colagem que fiz.




DETALHES
Não se preocupe que o ferro não gruda no tecido que tem a cola, o teste que fiz funciona exatamente como o papel termo colante. Outra coisa todas as colas secaram super rápido, foi questão de 5 minutos. Aconselho casear o desenho depois de colado, para nao ter perigo de soltar quando lavar. Meu intuito desse teste foi pra facilitar os trabalho com apliques, e tornar o termo colante acessível a todos. Pra grande apliques, nao fiz ainda, esse foi um teste inicial, mais acredito que dê certo também, basta passar uma das colas (1, 2 ou 3) somente nas bordas do desenho, recortar e depois aplicar.
Todas as colas que deram certo pode ser adquirida em papelarias e lojas de artesanato e tenho certeza que sairá bem mais em conta do que o papel termo colante. Porque nao é preciso ensopar o tecido de cola, basta espalhar bem um pouquinho e deixar secar.
Bem, espero ter ajudado alguém com essa ideia. E espero nao ser processada por ela, rsrsrsrs...


Postar um comentário